Cape Cod, no estado de Massachussets, é um sítio fantástico! A península de Cape Cod é uma moreia terminal de um glaciar. Formou-se há cerca de 18 000 anos, quando os imensos mantos de gelo glaciar que cobriam aquela zona derreteram, recuando e deixando para trás depósitos de aglomerados de pedras e sedimentos. Hoje em dia, os depósitos glaciares são bem visíveis nas arribas que chegam a atingir 30 metros de altura, e que estão a recuar por causa da erosão marinha. O material retirado às arribas foi transportado, pela acção das ondas e correntes, para Norte e Sul, criando penínsulas, ilhas barreira, barras e estuários, que fazem de Cape Cod um local maravilhoso com muita diversidade de ambientes e ecossistemas!
As derrocadas são frequentes nos cerca de 27 Km de arribas costeiras, tornando-se um problema para a segurança dos banhistas. O Parque tem sinalética em todos os pontos de acesso às praias, alertando para o perigo.
O mar de Cape Cod é habitado por focas, dezenas delas! Durante a viagem de "pick-up" pela praia tentei tirar algumas fotos, mas o zoom de 5x não me permitiu tirar melhor que isto:
Mas não é só a geologia e fauna que fazem de Cape Cod um local interessante! Foi no topo de uma das arribas em Cape Cod que Guglielmo Marconi conseguiu, pela primeira vez em 1903, transmitir sinais radiotelegráficos através do Atlântico, desde os EUA até Inglaterra. Desde então a erosão das arribas levou à destruição da 4 torres que estavam no local, mas a área é considerada património cultural do parque.
Mais uma dos factos históricos que fazem de Cape Cod um sítio especial (especialmente para mim e para qualquer geólogo costeiro): entre 1887 e 1889, Henry L. Marindin dos serviços geodéticos e costeiros (U.S. Coast and Geodetic Survey), levou a cabo uma campanha de campo de recolha de perfis topográficos da praia, espaçados cerca de 300 metros, ao longo de toda a extensão de Cape Cod! Os dados são conhecidos como os "Marindin profiles" e estão presentemente a ser re-ocupados e medidos pela equipa do Dr. Graham Giese do Provincetown Center for Coastal Studies. É uma base de dados fantástica que permitirá ver as mudanças que ocorreram nas praias ao longo de mais de 120 anos!
No extremo Norte de Cape Cod, a cidade de Provincetown é um sítio muito especial! Uma cidade muito pitoresca de pescadores, ocupada por uma importante comunidade artística. A comunidade de pescadores é Portuguesa, vinda maioritariamente dos Açores no início do Séc. 19, para trabalhar na indústria da caça à baleia. A cidade está repleta de símbolos dos Luso-descendentes! Bandeiras, pinturas, nomes portugueses nas lojas...
No início do Séc. 20, uma grande comunidade de artistas e escritores instalou-se em Provincetown. Vários pintores, escritores e outros artistas famosos, como Tenesse Williams e Eugene O'Neill, viveram e vivem em Provincetown! Hoje em dia, a cidade é marcada pela presença de uma grande comunidade gay que se instalou em Provincetown nos anos 70. Fiquei rendida a esta pequena cidade com gostinho a Portugal!
Num dos cais do porto está uma instalação que me deixou particularmente sensibilizada. Uma obra chamada "They Also Faced The Sea", criada por Ewa Nogiec e Norma Holt em 2003. Cinco paineis gigantes de fotos a preto e branco de mulheres Luso-descendentes, como tributo à comunidade de pescadores Portugueses de Provincetown. Simplesmente fantástico.
Fiquei a perceber porque é que os Portugueses vieram e ficaram em Cape Cod: um verdadeiro miradouro para o Atlântico.
xxx
Tanya
Saturday, October 10, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Tanynha!
Lindo!!
Quem dera visitar esse local.
Se fosse eu teria ficado com uma lagrima no canto do olho...
Beijinhos!!!
pat
Post a Comment