Costumava achar que Brooklyn era apenas um bairro de NYC que, por causa da fama, devia evitar. Agora que NYC faz parte dos "arredores" de onde vivemos, começámos a dar mais atenção aos diferentes bairros que constituem esta cidade. São cinco: Manhattan (1), Staten Island (5), Queens (3), Brooklyn (2) e The bronx (4).
À semelhança da ilha de Manhattan, também os outros "boroughs" são gigantes, sendo necessário pelo menos alguns dias para se conhecer tudo. Decidimos começar pela parte de Brooklyn que se encontra mais perto de Manhattan (era também o bairro que vinha com percurso no guia Lonely Planet!).
Fomos por Staten Island, atravessando a Verrazano Bridge e dirigimo-nos para Downtown Brooklyn e o bairro conhecido como Brooklyn Heights. É uma zona com muito comércio e que tem vindo a ser re-ocupada pelas pessoas que trabalham do outro lado do rio, em Manhattan. Apartamentos e casas recuperadas, rodeadas de cafés, esplanadas, jardins e, por incrível que pareça, numa zona muito sossegada. Depois de uma fatia de pizza, fizemos o passeio junto ao rio, com vista para a estátua da Liberdade, Governor's Island e Manhattan. Muito bonito!
Mais 10 minutos a andar e estávamos junto à Brooklyn Bridge onde, dada a proximidade a Manattan, estavam imensos turistas. O local é espectacular para tirar fotografias à ponte e à skyline de Manhattan, e os jardins estão cheios de famílias e grupos de amigos a fazer pic-nics.
O bairro desta zona de Brooklyn é conhecido como Dumbo! É um acrónimo para "Down Under the Manhattan Bridge Overpass". Este, que era antigamente um bairro industrial, foi ocupado por comunidades de artistas e é hoje um local cheio de galerias, lojas de mobília, cafés e espaços de arte. Em honra do Exas, peguei numa lata e ajudei um dos artistas de rua que estava a pintar um mural! ;)
Por sugestão da Joana e do Justin, fomos até bairro de Williamsburg, com o objectivo de conhecer a famosa pastelaria Italiana "Fortunato Brothers"! Uma pastelaria fantástica num dos bairros "old school" de Brooklyn, bem mais parecido com as imagens a que estamos habituados a ver nos filmes. Muito graffiti, "playgrounds" com tabelas de basket, prédios antigos com grupos de famílias nas entradas a fazer churrascos na beira da estrada e a conviver com os vizinhos. Aqui vivem vários grupos étnicos e religiosos. Sul-americanos, afro-americanos, muçulmanos, e principalmente muitos judeus.
Antes de jantarmos no Cubana Cafe (muito bom!), numa das mais animadas ruas de Downtown Brooklyn, fomos até Prospect Park: comparável com o Central Park em tamanho, actividades e eventos culturais.
Ficámos muito bem impressionados com a diversidade que encontrámos em Brooklyn e ficámos com vontade de conhecer o resto!
xxx
Tanya e Mário