O último mês de trabalho foi, em grande parte, dedicado a um projecto para o Parque Nacional, sobre um dos seus parques mais importantes da área Nordeste dos Estados Unidos: Fire Island.
Em jeito de recompensa, por todo o esforço e horas de trabalho, no dia 26 de Março fomos fazer uma visita a Fire Island, em Long Island. Posso dizer-vos que me senti uma priveligiada! Fire Island é um local de acesso restrito, e eu tive direito a uma visita guiada com o “superintendent” do parque e o Norb (especialista na área)!
A ilha barreira, com 50 km de extensão, é maioritariamente parque natural, onde não existem estradas e onde a intervenção humana é minimizada ao máximo. As poucas comunidades existentes na ilha, seguem as mesmas regras e não têm estradas. Existem apenas 140 licenças para veículos na ilha, os quais, na ausência de estradas, circulam na praia! Existem apenas duas escolas primárias, pelo que diariamente as “school buses” percorrem a ilha (pela praia) para ir buscar e levar as crianças!
Existe mesmo um troço costeiro na ilha considerado “Wilderness Area”, um estatuto concedido a poucos parques nos Estados Unidos, e que significa que é considerada uma área inteiramente natural, onde nada de origem humana pode ser utilizado!
A preservação do parque contrasta com os escessos que se cometem nas áreas das comunidades... estas, são local de alguns (poucos) priveligiados, que tentam a todo o custo garantir o seu cantinho literalmente à beira-mar!
Em New Jersey e Nova Iorque, as praias são privadas e neste caso, pertencem às comunidades, pelo que estas são livres de implementar as medidas que quiserem. O mais comum passa pela construção de dunas artificiais e enchimentos de praia. Também podem criar as regras que quiserem acerca da utilização das praias, ou mesmo impedir o acesso às mesmas!
É assim na América...
xxx
Tanya
Sunday, April 20, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Praias privadas é um abuso...
Em qualquer caso, espero que estejas a gostar de trabalhar nos States...
Post a Comment